O filho do dono assumiu a padaria, largou na mão dos funcionários e a padaria faliu. Isso é um mito ou é uma verdade?
Uma coisa que eu gosto de fazer é quebrar mitos! E tem uma coisa que incomoda algumas pessoas no meu ramo é porque eu estou dentro do meu ramo, eu tenho padarias, eu atuo com pessoas há 20 anos à frente da gestão de uma padaria, portanto se você tem negócio ou se você já teve negócio, pega essa visão porque eu quero que você tire isso da sua cabeça nesta semana, se o negócio faliu após a gestão do filho do dono, ou do neto do dono, não acredite que é porque ele era incompetente ou porque ele largou a empresa.
Eu já comprei muitos negócios eu já caí nessa conversa, nessa falação, nessa mentira, eu não quero que você caia nisso também pois é muito comum quando se vai comprar uma padaria quem estava vendendo já diz que está vendendo porque o filho não quer tocar, porque cansou, quer mudar de cidade, que é um negócio muito bom, mas é que está na hora de se aposentar, ou que a esposa esta cansada e querem viajar, enfim, e eu quero falar para você eu já caí nessa conversa que é uma grande mentira porque pensa no seguinte, imagina o dono de uma empresa muito grande, imagina Apple, Steve Jobs morreu e a Apple acabou ou faliu? Não faliu! Se o Bill Gates morrer você acha que a Microsoft vai fechar ou vai falir? Não vai falir porque lá dentro tem pessoas tocando o negócio. Então, porque uma empresa pequena quando morre o patriarca ou o fundador essa empresa passa por problemas? Só para deixar claro eu não estou querendo defender ninguém, mas é extremamente comum, os donos está há tantos anos no mesmo modelo de negócio, trabalhando para vender pão francês, vendo atendimento, vendo qualidade, aí cobra e aí ganha dinheiro, aí não sei o que e tempo passou, novos concorrentes chegaram, o consumidor é outro e aquele dono está há 40 anos, 30 anos, 20 anos no mesmo negócio, tocando à frente. Perante a família inteira dele aquele dono de negócio, se ele for bem sucedido, mostrou para a família que com o fruto do trabalho dele é o olho do dono que engorda, é a presença dele lá que fez o negócio dar certo, fez o negócio acontecer pois está lá há 20 anos no mesmo modelo de negócio e que hoje já é um modelo fracassado, só que perante a família ele comprou casa, carro, casa na praia e esta super bem de vida. Aí de repente ele se ausenta, fica doente, falece e quem assume é alguém da família e aí esse negócio em poucos anos ele fecha as portas.
Pessoal, se esse negócio faliu é porque o dono está há tanto tempo no modelo de negócio que já não dá mais certo, mas deu tempo dele criar um patrimônio e inflar o ego mostrar pra todos os conhecidos, familiares, amigos de que ele conseguiu ganhar dinheiro e de repente chega o filho e em alguns anos o negócio fecha as portas. Sabe de quem é a culpa? É do dono, não é do filho dele e eu vou te dar dois motivos aqui, mesmo que o filho seja um belo de um cara que não gosta de trabalhar, se esse for o caso, a culpa também do dono porque não educou seu filho, não teve tempo para mostrar para ele, não quis ensinar, quis levar para ele os méritos de tudo e não teve tempo de ensinar seu filho. Então o filho foi sem competência nenhuma, sem treinamento nenhum e assumiu um negócio que não tinha direção, pois dependia de uma pessoa que não era um gerente, era um dono e quando essa pessoa sai da operação realmente, vai ter problema, mas o que na maioria das vezes acontece é que esse dono tão centralizador de poder, ele fazia tudo, ele pagava, contratava, vendia, colocava preço, ele mandava e desmandava desde a época que sonegava o imposto, que não pagava nada, que o funcionário não era registrado e aí ele vem conduzindo um modelo de negócio que não dá mais certo, não dá mais lucro, começa a ter prejuízo, mas vai pegando financiamento, ele começa a vender seus próprios bens e aí vai levando, vai se capitalizando dessa forma, uma forma de levantar dinheiro de ficar alavancado financeiramente que não é correto, não é Ideal e aí de repente acontece alguma coisa com ele e quem assume nesta hora? É o herdeiro e quando ele assume, ele vai levar a culpa por ter fracassado um negócio que deu certo por 20, 30 anos. Então se o negócio é bom, se o negócio tem gente tocando, se esse dono ele tinha competência de delegar tarefas, se ele formou um bom time, se ele tem uma boa coordenação, se ele tem um bom gerente, um bom padeiro, um bom confeiteiro, esse negócio que seja uma padaria, uma pizzaria, esse negócio não vai sucumbir esse negócio vai se manter queira o filho do dono ou não, a não ser claro, se ele fizer muita besteira e aí vou falar novamente, foi falta de educação que o pai não deu, então não acredite nessa mentira.
Se você conhece alguém que assumiu o negócio do pai, depois de um ano fechou é porque esse negócio já não era bom na mão do pai e o pai já estava com dificuldades, então alguém pegou negócio e aí sem a experiência ele não tem ferramentas para mudar a direção do barco. Por isso que eu falo que é tão importante a gente estudar, conhecer pessoas, estar aqui aprendendo, porque isso vai fazer a gente estar sempre à frente do nosso mercado.
Portanto é um grande mito e como eu falei, eu adoro quebrar esses mitos e posso falar porque eu conheço e também conheço muita gente de padaria que tem passado por isso e não é culpa do filho quando negócio fecha, não é culpa do herdeiro, eu to falando filho, mas é claro que é um sucessor não só o filho, a esposa, a filha, um sobrinho, alguém que assumiu aquele negócio ali porque o dono faleceu, ficou doente, se ausentou e o negócio teve problema financeiro, a culpa não é esse cara, pare de acreditar nisso! A culpa é sempre do dono que não montou um negócio estruturado para se manter por muitos anos, ele montou um negócio que dependia 100% dele para alimentar o ego, ele falava que dependia tanto que realmente negócio depende e a hora que ele não está mais ali o negócio desaba, isso é falta de competência do dono então não acredite nisso.
Um grande abraço!